Impressora 3D com Mach3 e TB6560 3-axis driver

Impressora 3D com Mach3,  TB6560 3-axis driver, EasyDriver e Slic3r para SeemeCNC H1


A primeira tela do Mach3, e a mais importante, é da configuração dos pinos da controladora (Ports & Pins).

A placa controladora em questão é a Chinesa TB6560 3-Axis Driver, que é uma placa genérica de baixo custo (US$49).

Aqui estão configurados os pinos 1&7, 8&3, 5&4 e 16&17 para controlar os motores dos eixos X, Y, Z e A.

As portas 16 e 17 são portas adicionais, utilizadas para controlar uma controladora adicional. No meu caso, controla uma EasyDriver, que por sua vez, controla o motor do eixo X.

A configuração da opção Dir LowActive é para configurar a direção do motor, ela muda de impressora para impressora, dependendo da localização dos motores. Se o motor estiver se movimentando ao contrário que do comando enviado, basta inverter a configuração do Dir LowActive, que o problema está corrigido. Exemplo: Como uso o motor do Y de frente para impressora, a direção do meu Dir LowActive, que está habilitada (enable), certamente será diferente da maioria das impressoras.


 Depois de configurado as portas, entre na opção Motor Tunnig and Setup para configurar a Velocidade (Velocity) e a Aceleração (Acceleration) para os motores.

Todas as configurações das imagens estão em Polegadas (Inches ou simplesmente In's), como pode verificar no texto da vertical Velocity inches per Minute. Se for utilizar em Milímetros, multiplique os valores por 25,4.

Lembre que velocidade configurada será utilizada tanto ao utilizar as tecla de movimentação (Jog Keys) na tela principal, como TAMBÉM para a velocidade máxima que os motores alcançarão. A configuração de aparece na imagem é de 4 polegadas por minuto, que é bem baixa, após todos os testes da sua impressora, utiliza 20 polegadas por minuto.


Dica: Use as teclas Acima (Up) e Abaixo (Down) para testar a velocidade modificada ANTES de clicar para gravar a configuração no botão SAVE AXIS SETTINGS e SEM sair da tela. Estas tecas podem ser utilizadas para a configuração de todos os motores, desde que esteja nesta tela.



Aqui a configuração para o eixo X, que são 800 passos por minuto (Steps per minute, ou simplesmente min).


Novamente, a velocidade de 120 está baixa, quando estiver imprimindo normalmente, pode aumentar para 400.

Repita as mesmas configurações do eixo X para o eixo Y.

A configuração dos passos para o eixo Z são bem maiores, devido ao conjunto de engrenagens do Steve's Extruder. Esta pode ficar com valor baixo que não afetará o tempo de impressão, pois ele só será utilizado nos pulos de camadas e quando o Lift Z no Slic3r estiver configurado com valor maior que zero.
Para movimentar a extrusora (A-axis) pelo teclado na tela principal, eu configurei as teclas Home e End na opção Syetm HotKeys Setup. As tecla Home e End tem os códigos 36 e 35.
Segue a tela com as indicações das teclas.

Tela de diagnósticos...
Tela de Settings.

Eu uso esta tela para inibir os movimentos os eixos A e Z, quando quero testar as movimentações dos eixos X e Y sem gastar plástico e sem subir o eixo Z. Para isto, basta clicar nos botões em questão no quadro Axis Inhibits. Os eixos inibidos estão identificados com o verde nuclear.
Aqui um código G (Gcode) para movimentar o eixo A para cima e para baixo, para assim você aferir se o filamento está se movimentando corretamente.
Conferindo a movimentação de 1 polegada do filamento, feito pelo motor do eixo A configurada para a extrusora (Extruder). 



Configuração dos eixos na placa controladora para 1/8 micro passos e 75% de força.


Porta adicional da controladora, pinos 16 e 17, utilizados para enviar a direção e passos para a controladora externa.

Fio Verde é o que controla o Passo, conectado ao pino 16 da porta paralela.

Fio Branco é o de Direção, conectado ao pino 17 da porta paralela. A opção Dir LowActive inverte a direção, caso o motor esteja se movimentando para o lado contrário.


É muito importante ajustar o pontenciômetro da placa EasyDriver para o extrair o máximo de potência possível para extrusora.

O ideal seria colocar um amperímetro na entrada da alimentação da placa e ir girando o potenciômetro até encontrar o limite da pontência máxima.

Se você não tiver um multímetro com amprerímetro, ou quer fazer um ajuste manual mesmo, basta lembrar que logo após o limite máximo, o potenciômetro volta para o mínimo. Assim, só pelo som que o motor faz, você consegue identificar este ponto.


Para o Slic3r utilizar a letra A no código-G, basta configurar o G-code flavor como Mach3/EMC, que ele irá gerar os movimentos da extrusora com a letra A.




Depois de tudo configurado e funcionando, eu estava tendo problema com os movimentos do eixo Y.

Eu conseguia imprimir, porém a impressão saia com zig-zag nas paredes dos movimentos do Y. Fazia uns barulhos, parecia que a correia estava pulando, mas não via nada de errado.

Então resolvi fazer os tal "jumper" na placa, que todos recomendavam. Retirei o opto-couplers e fiz um curto (short) utilizando cabo de cobre para fazer jumper na entrada e a saída dos acopladores ópticos.

Problema resolvido, o barulho na verdade era feito pelo motor, consequência do atraso no do pulso da direção em relação ao passo. O interessante é que isso acontecia somente como eixo Y, e nunca como X.

Na versão 2 desta placa, TB65603V2, este problema foi resolvido com acopladores de 40MHz, muito mais rápidos que os utilizados nesta placa.


Creio que assim, você já está pronto para entender e configurar a movimentação de sua impressora para fazer a sua primeira impressão.






7 comentários:

  1. ola amigos tenho uma controladora TB-6560 que parou de funcionar o eixo X, troquei o motor e nada troquei o CI TB-6560 e nada o que pode ser ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que testar os componentes, mas eu começaria verificando se o sinal está chegando na porta DB25 até os pinos do CI. O Mach3 tem uma opção de gerar sinal de passo em um pino, muito bom para analisar com um osciloscópio ou mesmo um analisador lógico tipo Saleae e seus clones. Se os acopladores ópticos não foram removidos, poderia trocar mudar eles de posição por um outro, ou mesmo fechar curto para ver se estão funcionando.

      Excluir
  2. Como posso fazer para usar motores de 5 fios essa placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta seguir os passos deste tutorial: http://www.victortrucco.com/CNC/MotoresdePasso/MotoresdePasso.asp

      Excluir
  3. Boa noite, como você fez para ligar o bico injetor(aquecimento) e o termistor?

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Estou tendo problemas com o step e dir pin da placa. TB6560 placa azul 3 eixos. A configuração que veio para minha placa era igual a sua:
    X--Step1--Dir7
    Y--Step8--Dir3
    z--Step5--Dir4

    Mas não funcionou, tentei com outras configurações e consegui hora mexes um eixo, hora outro. Agradeço muito se puder me ajudar.

    Uma das configurações que testei e funcionou alguma coisa foi:

    X--Step1--Dir7
    Y--Step8--Dir2
    z--Step5--Dir4

    ResponderExcluir