sexta-feira, 18 de maio de 2012

Controlador de Temperatura

Com o problema do resistor resolvido e com o hotend montado, agora é a vez do controlador de temperatura.

O projeto era desenvolver um controlado de temperatura utilizando PWD, ao invés de relá, como é utilizado para placa Velleman. Foi utilizado o Arduino e um mosfet no protótipo.

Fiz teste com um mosfet IRFZ44, com um TIP 31 PNP e um TIP 41 PNP. A ideia era utilizar o mosfet, mas como o TIP41C apresentou um menor aquecimento, acabei utilizando ele mesmo.



Fiz pedido do chamando Power Logic Level Mosfet, que são mosfet's que necessitam de baixa tensão para chavear (Vgs(th)). Normalmente os Power Mosfet precisam de 10V para abrir completamente, existem mosfet logic level que começam a chavear em 1V (o exemplo na figura abaixo mostra que a 3V o mosfet libera 30A). Escolhi um que chaveia completamente em 5V (veja a figura abaixo) para substituição futura no projeto.


Passei um dia fazendo uma rotina de tunning do PWM para manter a temperatura estável, encontrando o valor fixo enter 0 e 255, que mantivesse a temperatura estável. Eu consegui fazer a rotina que encontrasse o tal valor, sem variar o valor do PWM para manter a temperatura estável. Porém, como achei que a rotina demorou para achar o valor, decidi parar e começar o outro dia utilizando PID.

Passei mais um dia fazendo testes e tunnig com rotinas PID, para manter a temperatura o mais estável possível. Eu consegui fazer a temperatura se estabilizar, porém o valor do PWM fica oscilando, o que não era a ideia. Mas como eu queria colocar logo a impressora funcionando, coloquei logo o protótipo em produção.

Finalmente a minha impressora voltou a funcionar, agora estou bem mais tranquilo com a questão do aquecimento.


Próximo passo é adaptar minha controladora de 3 eixos, removendo os acopladores óticos e fechando curto nos mesmos.

2 comentários:

  1. Bom dia, estou interessado nesse controle de temperatura vc poderia me dar detalhes de como fez?
    Quero controlar tbm um extrusor mas que nem vc sem ser numa reprap normal.
    Tenho um seeduino.

    ResponderExcluir
  2. Compartilho, sim. Vou postar neste final de semana uma nova página com o esquemático e o código. Mas é bem simples: um TIP+resistor como chave e a leitura do sensor com resistor+capacitor. Eu gostei muito do display, pois eu acompanho o rendimento do conjunto em um piscar de olhos. lynx

    ResponderExcluir